Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Município promove capacitação em Língua Brasileira de Sinais







O número de interessados em participar do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itaboraí superou as expectativas da Secretaria Municpal de Educação e Cultura (Semec). O limite de vagas destinadas a não-surdos já foi atingido, e restam apenas algumas oportunidades para portadores de deficiência autitiva, a partir dos 5 anos de idade.

Inicialmente, havia 100 vagas abertas. Devido à grande procura, a coordenação de Educação Especial da Semec aumentou este número para 215. Mesmo assim, ainda há 200 pessoas na fila de espera. Segundo a coordenadora Valéria Sales, o objetivo é tentar suprir este quantitativo, com a abertura de mais turmas ainda este ano.
“É uma satisfação ver o aumento de pessoas que procuram o conhecimento de Libras. Isso se deve muito ao processo de inclusão dos surdos nas escolas, nas repartições públicas e nas empresas privadas. Um dos objetivos do curso oferecido pela Prefeitura é melhorar a comunicação entre a sociedade e as pessoas que possuem deficiência auditiva”, diz Valéria.
As aulas, a partir do dia 21 de agosto, acontecerão uma vez por semana, com duração de 2 horas. Haverá, ainda, atividades extras, como visitas a prédios históricos e passeios educativos. O curso é composto por quatro níveis, com seis meses de duração cada um. Ao todo, serão 12 turmas. Ao final de curso, haverá entrega de certificado de conclusão.

Ainda segundo Valéria Sales, a rede municipal de ensino de Itaboraí conta com nove intérpretes e quatro instrutores (que ensinam a língua) de Libras, auxiliando aproximadamente 30 alunos, divididos em seis unidades escolares.

Inscrita no quarto nível do curso, a professora e contadora de histórias Susana Gomes de Souza, 44 anos, espera ajudar as pessoas surdas após se formar em intérprete de Libras.
“Optei por aprender Libras, porque sinto a necessidade de me comunicar com pessoas que possuem alguma dificuldade atípica, além de ser considerada uma segunda língua brasileira”, ressaltou Susana, moradora do centro, que, após o curso de Itaboraí, fará uma prova no Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines) para se tornar interprete de Libras.
Também inscrita, a estudante do 3° ano do ensino médio Keren Bastos Vitório, 17 anos, afirma que sempre achou a linguagem dos sinais interessante para ela, mas o que falou mais alto na hora da inscrição foi poder ajudar um membro surdo da sua igreja.
“Na minha igreja tem uma senhora que é surda, e há apenas um interprete. Por meio do meu aprendizado e desenvolvimento nas aulas, vou poder ajudar nesta ação dentro da igreja e proporcionar uma melhor comunicação”, comentou a moradora de Ampliação.
Os surdos interessados em se inscrever no curso devem ter idade a partir dos 5 anos e comparecer com seus responsáveis – no caso de menores de idade – na Secretaria de Educação e Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°18, centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Itaboraí, das 8h às 17h. É necessário levar os seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência e telefone para contato. Mais informações pelo telefone: (21) 3639-1355. A aula inaugural, dia 21, acontece às 15h, na sede da OAB de Itaboraí, localizada na Rua São João, n°139, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário